Lingerie dos anos 20!

Eis aqui o post surpresinha de moda que prometi hoje mais cedo pra voces. Nao sei se será do agardo de todas, mas eu adoro falar sobre a moda de décadas atrás, principalmente dos anos 20 que foi quando a alta-costura explodiu com Coco Channel, Christian Dior e Givenchy, mas sobre eles eu falo outro dia, hoje o foco são as lingeries da década de 20.
Para explicar melhor a história dessas peças, retirei do site Almanaque Folha Uol a história das peças, confiram.
Várias peças e acessórios usados pelas mulheres compõem o que chamamos de lingerie, as conhecidas roupas de baixo. Formada por calcinhas, sutiãs, cintas-ligas, espartilhos e algumas outras peças, a lingerie desperta todo tipo de fantasias. Segundo Freud, a relação do erotismo com as roupas íntimas nada mais é do que o fetiche, ou feitiço. Isso acontece quando a satisfação pessoal se dá através de objetos ou ornamentos.
A lingerie passou por uma série de transformações ao longo do tempo, acompanhando as mudanças culturais e as exigências de uma nova mulher que foi surgindo, principalmente durante o século 20. A evolução tecnológica possibilitou o surgimento de novos materiais, que tornou a lingerie mais confortável e durável, duas exigências da vida moderna.

Desde o tempo das vestes longas, usadas até pouco depois da Idade Média, passando pela ostentação dos séculos 17 e 18, quando era usado um verdadeiro arsenal de acessórios por baixo das grandes saias femininas, até o início do século 20, a mulher sofreu horrores em nome da beleza e da satisfação masculina.

Os espartilhos, usados por mais de quatro séculos, causava sérios problemas à saúde, além do desconforto e da obrigação de ostentar uma “cinturinha de vespa”. Os seios, foco da atenção por muito tempo, eram forçados para cima através dos cordões apertadíssimos dos espartilhos.
Também as calcinhas, como são atualmente, passaram por drásticas mudanças. No século 19, eram usadas ceroulas, que iam até abaixo dos joelhos. O surgimento da lycra e do nylon permitiu uma série de inovações em sua confecção, que possibilitou até a criação de um modelo curioso nos anos 90: uma calcinha com bumbum falso, que contém um enchimento de espuma de nylon de vários tamanhos e modelagens.

Um acessório sensual muito usado na década de 20 foi a cinta-liga, criada para segurar as meias 7/8. Dançarinas do Charleston exibiam suas cintas-ligas por baixo das saias de franjas, enquanto se sacudiam ao som frenético das jazz-bands.
Ainda nos anos 30, a cinta-liga era o único acessório disponível para prender as meias das mulheres, que só tiveram as meias-calças à sua disposição a partir da década de 40, com a invenção do náilon em 1935.

Espartilhos, meias de seda 7/8, ligas avulsas presas às cintas, continuaram sendo usados por muitas mulheres, mas não mais por uma imposição ou falta de opções, mas por uma questão de estilo ou fetiche, já que esses acessórios se tornaram símbolos de erotismo e sensualidade na sociedade ocidental.
A lingerie atravessou o século 20 sempre acompanhando a moda e as mudanças de comportamento. Quando a moda eram roupas justas e cinturas marcadas, lá estava o sutiã com armações de metal, cintas e corpetes para moldar o corpo feminino.

Bom, meninas agora que entendemos um poquinhos mais das peças vamos dar uma olhada nas antigas?
lingerie anos 20A indústria de lingerie, que continua crescendo, aposta agora em alta tecnologia. É possível encontrar no mercado desde o espartilho no mais clássico modelo renascentista até o sutiã mais moderno, recheado de silicone, a última novidade.
Muitas mulheres procuram os espartilhos e as cintas-ligas como fetiche para as noitadas com os maridos, os acessórios costumam dar certo, ainda mais se voce acertar na cor e no estilo que cabe bem ao seu corpo 😉
_______
Meninas, prometo fazer mais posts com a moda de décadas passadas, é bem legal pois assim podemos comparar com a moda do hoje em dia que atualmente está voltando as antigas!
Beijinhos!
Anúncios

6 comentários sobre “Lingerie dos anos 20!

  1. Eu amoooo moda “retrô” acho muito legal, o mais ainda é nós conhecermos melhor o que elas usavam e como as coisas estão “escandalosas” hoje né!!!!!!

    Beeijos :*

    1. Mila, somos duas então! eu adoroo coisinhas Vintage!
      e sinceramente a moda de hoje nao é tudo o que falam, preferia os vestidos da década de 20, bem mais femininos e LINDOS!
      Beijos flor :*

  2. Adooooorei!!!
    Sempre gostei de roupas de décadas passadas, certas décadas haviam roupas que davam muito mais glamour à mulher do que as roupas de hoje.
    Eu gosto de novelas de época justamente por causa das roupas.
    Bjs

    1. Oii Iza!!
      eu adoro essas coisinhas estilo vintage, principalmente década de 20 *-*
      se tiver alguma década que quiser ver por aqui me fala que eu preparo um post 😉
      Beijinhos :*

  3. amei, amei, amei….. adoro tudo que é das décadas passadas!!!
    espero ver mais posts sobre a moda do passado..

    bjuss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s